Skip to main content

As férias de verão, infelizmente, não duram para sempre e, agora, é altura de voltar às aulas e à rotina.

Um novo clico começa e, com ele, vêm exigências financeiras de monta, a começar, desde logo, pelo regresso à escola dos seus filhos.

Livros, material escolar e as necessárias roupas novas, são apenas algumas das despesas que vão ter de o levar a abrir a carteira. Contudo, não se pense que só as crianças lá de casa o vão obrigar a gastos de monta.

O regresso à rotina profissional vai levá-lo a pedir o passe dos transportes públicos, a comprar novos materiais de apoio, roupa e a almoços fora de casa, tudo despesas que, somadas às dos seus filhos, vão implicar uma boa gestão do dinheiro que tem disponível.

Porque os miúdos têm prioridade, começamos este manual orçamental por nos dedicar a dicas para poupar no regresso às aulas.

Dos livros e materiais escolares às roupas para o outono: como preparar o orçamento para o regresso às aulas

Para começar a compor o orçamento do regresso às aulas dos seus filhos, a primeira coisa a fazer é listar as compras a fazer. Nesta lista, deve incluir os materiais escolares, os livros, as roupas, o calçado (incluindo o desportivo para as aulas de educação física), o passe do autocarro e o pagamento da alimentação.

Agora que já sabe o que tem de comprar, é altura de mitigar o preço a pagar e aumentar a poupança recorrendo às seguintes dicas que temos para si:

  • Recorra a materiais escolares gratuitos

Faça o registo do seu filho na plataforma MEGA e tenha direito a livros e cadernos de atividades a custo zero.

Note, contudo, que isto é apenas um empréstimo, já que, no final do ano letivo, será obrigado a entregar os livros em bom estado. A única exceção a este “empréstimo” são os livros do 1º ciclo que podem ficar consigo.

  • Antecipe as compras

Para evitar filas e preços exageradamente caros, aconselhamos a que não só faça as compras do material escolar e da roupa e calçado com antecedência, como também diversifique os locais onde as adquire no intuito de encontrar melhores preços.

  • Aproveite as promoções

Esteja atento aos folhetos e newsletters promocionais das grandes cadeias de distribuição de modo a aproveitar os dias de promoção para aumentar a sua taxa de poupança.

Aproveite, igualmente, os vouchers de descontos e procure juntar-se aos seus amigos e colegas com filhos em idade escolar para fazerem encomendas de maior dimensão. Especialmente nas plataformas de comércio eletrónico, compras de maior dimensão podem dar-lhe acesso a preços mais competitivos.

  • Reutilize

Compare a lista de material escolar necessário (fornecida pela escola) com aquilo que tem em sua casa.

Caso tenha mais de um filho, é altura de dar corpo à reutilização de materiais e roupa aproveitando o que se encontra em bom estado para entregar aos mais novos.

Depois de tratar do orçamento para os mais novos, é tempo de se dedicar àquilo de que vai necessitar no regresso à sua rotina profissional.

Gadgets e roupa: um orçamento à sua medida

Apesar de o número de produtos a comprar serem menores do que no caso dos seus filhos, há sempre alguns gastos no horizonte do seu regresso ao trabalho, tais como:

  • Comprar o passe dos transportes públicos

Neste ponto, dependendo da zona geográfica onde se encontra, poderá ter acesso a transportes públicos gratuitos ou com descontos assinaláveis.

Além disto, procure perceber se tem acesso a passes sociais com descontos que variam entre os 25% e os 50%.

  • Gadgets e computadores

Fruto das novas exigências do mercado laboral e da própria vida social, é possível que tenha de comprar um novo smartphone ou um portátil no regresso ao trabalho.

Neste sentido, recomendamos que, se não puder esperar pela Black Friday, faça uma pesquisa atenta nos sites de e-commerce dedicados à tecnologia, já que nestas plataformas vai poder encontrar não só uma maior variedade de produtos, como também preços mais baixos.

  • Roupa nova

Existem trabalhos onde a apresentação é tudo, especialmente aqueles que exigem contacto direto com o público.

Se a sua lista contempla a compra de roupa nova para o seu dia-a-dia, siga o nosso conselho anterior e procure nas plataformas online as peças de que vai necessitar.

  • Manutenção do carro

Depois de umas férias onde não deu descanso ao seu automóvel, é tempo de o levar à oficina para uma manutenção preventiva que o prepare para os exigentes dias de chuva que, normalmente, marcam setembro e outubro.

Como pode perceber, o regresso às aulas e à rotina vai implicar um esforço financeiro acentuado, mas não se preocupe, nós temos a solução.

Crédito Pessoal: o apoio financeiro de que necessita no regresso às aulas e à rotina profissional

Após as férias, é natural que as suas finanças pessoais anseiem pelo fim do primeiro mês de trabalho para ganharem algum fôlego. Porém, como vimos, o final do mês não espera pelas compras que terá de fazer para que os seus filhos entrem em grande no novo ano letivo e você possa desenvolver o seu trabalho da melhor forma.

Nestes casos em que o dinheiro escasseia, os consumidores portugueses são perentórios: o crédito pessoal é a melhor escolha.

De acordo com o Banco de Portugal, em média, todos os meses são aprovados cerca de 350 milhões de euros em créditos pessoais, um valor muito superior a qualquer outra forma de financiamento.

Se, tal como os milhões de portugueses, decidir confiar no crédito pessoal para financiar o regresso às aulas e à rotina, saiba que pode encontrar na CONFFIA um simulador de crédito pessoal que lhe vai oferecer a oportunidade de pedir uma simulação de financiamento para valores entre os 2500 euros e os 75 mil euros e prazos de reembolso que vão dos 24 aos 84 meses.

Depois de pedir a sua simulação, os especialistas em crédito da CONFFIA vão ajudá-lo a encontrar o crédito pessoal que melhor corresponda às suas necessidades com a garantia da melhor relação custo-benefício e uma maior rapidez na concessão.